6 dicas para quem está aprendendo uma nova língua!

Resultado de imagem para bandeiras paises

A maioria das pessoas que procuram aprender uma nova língua tem um enorme problema: a falta de tempo. É pensando nisso que estabelecemos uma espécie de plano de estudos bem básico que você poderá seguir para praticar, ganhar vocabulário e, certamente, se divertir durante o processo de conhecimento da nova língua. E a melhor parte: você não terá que gastar muito tempo, nem mesmo dinheiro!

Duolingo (ou aplicativos similares): você não aprenderá uma nova língua abrindo o app uma vez por semana, mas uma ou duas lições por dia certamente poderão te ajudar a longo prazo. O aplicativo te ajudará a adquirir vocabulário, que é essencial para aprender uma nova língua. Com a prática no app, você entende que "emparedado" em espanhol significa sanduíche, "garçon" em francês significa menino e apple em inglês significa "maçã", por exemplo.

Vídeos no Youtube: as aulas dependem bastante da sua disponibilidade e do nível de dificuldade que possui naquela língua. São bastante úteis quando se trata de aprender a gramática de uma nova língua. Por exemplo, você pode utilizá-las para aprender o Verbo To Be em inglês, ou a diferença de muy ou mucho em espanhol! Logo, elas são um ótimo recurso para quem quer tirar dúvidas. Também vale ressaltar que, em todas as línguas, há professores super qualificados no Youtube que liberam diversas aulas - senão cursos - gratuitamente. Basta procurar e seguir as indicações que postamos aqui no Aprenda o Mundo!

Filmes e séries: Nem que seja ver um filme ou um episódio por semana, esse tópico te ajuda a aprender a língua na prática. É vendo uma conversa real que você irá aprender mais sobre expressões e gírias mais utilizadas pelos nativos e quais as diferenças de sotaque, além de aprender a pronúncia de muitas palavras. Em pouco tempo você será capaz de perceber as diferenças entre os sotaques de diferentes países, como Estados Unidos e Inglaterra; já em se tratando de gírias, vendo qualquer série originária da Espanha, percebemos que eles falam MUITO a gíria "vale", que significa nada mais que "ok".

Ouvir música: diariamente. As músicas te ajudam a ter contato com a língua. É a parte mais fácil de todo o plano de estudos. Você pode ouvir no carro, no ônibus (com um fone de ouvido, é claro), ou até mesmo antes da sua aula começar! Não se esqueça também de sempre recorrer à letra da música quando não compreender alguma palavra ou expressão, pois nas próximas vezes que a escutar você lembrará daquele significado.

Ler um artigo por semana ou um livro por mês: essa etapa pode depender de quanto conhecimento você possui na língua, já que entender um livro completo ou até mesmo um texto mais pesado requer um conhecimento mínimo. Comece lendo textos fáceis ou apenas algumas frases por dia (por exemplo siga um famoso no Twitter e leia seus tweets). Depois de algum tempo, quando você pegar o jeito, já poderá ler livros inteiros na língua estrangeira, o que certamente será uma grande conquista!

Fale: esta é a pior parte quando queremos aprender uma nova língua. Você certamente pensará "não tem ninguém que eu conheça que fala essa língua" ou "sou tímido demais para conversar" ou simplesmente "não gosto muito de conversar". Porém, para que você dê seus primeiros passos, é super útil ler algumas frases em voz alta todo dia, tentando repetir tudo que você já aprendeu nas práticas acima. Ler frases fáceis te ajuda a, pelo menos, desenrolar um pouco a língua e aos poucos se tornar mais confiante no idioma.


E, por último e não menos importante, te recomendamos a leitura assídua do nosso blog, para que você fique por dentro de todas as novidades e dicas que podemos te dar. 
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.